>Geleia de marmelo

> Esta geleia foi feita com base numa do livro Doze meses de cozinha, só que eu como raramente consigo seguir uma receita á risca, com excepção para os bolos, inventei e não saiu mal.

Utilizei 1kg de marmelos, ao contrário do que costumava ouvir que as pessoas faziam a geleia com os caroços dos marmelos.

Então coloquei os marmelos lavados e cortados aos pedacinhos numa panela a cozer com 1,5 litro de água durante 45min a 1hora, depois coa-se o liquido por um pano sem expremer para a geleia ficar transparente e não turva.

Uma diferença da receita original é que aconselha fazer a operação anterior por duas vezes, uma com um litro de água e a segunda com o meio litro restante.

Depois coloca-se este liquido numa panela e leva-se a ferver em lume forte durante 10 min com o açúcar, e este calcula-se 400 a 450 gr por cada 5 dl de liquido obtido.

No fim desliga-se e retira-se a espuma que se formou com uma escumadeira e transfere-se a geleia para frascos de vidro.

A geleia feita desta maneira fica com uma consistencia deliciosa, mais sólida do que a habitual muito aguadita.

Uma técnica que eu uso, para que a geleia e todas as compotas em geral não ganhem fungos nem se estragem é deitar o doce no frasco logo a ferver com cuidado para que este não estale e coloco logo a tampa (que deve ser de metal) e enrosco muito bem, o que vai criar um vacuo dentro do frasco, quando arrefece e aí ouve-se um estalinho, fica como se fosse de compra.

Anúncios

4 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s