>Bolachas de cerveja

>Estas bolachas não sei se se podem considerar tipicas da covilhã, mas a verdade é que nunca vi noutros sitios e lá vendem-se nas pastelarias como bolo regional.

Tenho esta receita já há muitos anos e como nunca tinha feito na minha casa, achei que estava na altura de experimentar.

1 cerveja preta 33cl

250 gr de manteiga

Farinha e açúcar q.b.

Deita-se a cerveja numa taça grande e junta-se a manteiga derretida.

Depois vai-se juntando farinha e mexe-se com uma colher de pau até se começar a descolar da taça, depois tem que se meter mão á obra e amassar, a quantidade da farinha é a suficiente para se conseguir estender a massa muito fininha.

Eu fiz só metade e no fim pesei o pacote e penso que gastei mais ou menos meio kilo

Depois vai-se esticando porções de massa o mais fininho que se conseguir, com o rolo e corta-se como se quiser, lá na covilhã usa-se cortar rectangulos grandes, eu comecei por cortar redondas com um copo e acabei a cortar quadraros, estrelinhas e afins….

No fim de cortadas as bolachinhas polvilham-se com açucar e vai a cozer em tabuleiro que não precisa ser untado, cozem muito rápido, é só esperar que começem a ganhar uma corzinha dourada, para ficarem mais estaladiças.

Se ficarem grossas ou não ficarem douradas ficam com a consistencia das bolachas de água e sal, em vez de estaladiças.

8 comments

  1. >Olá Lindas ;-)Obrigado pelos comentários, quanto ás perguntas que me fizeram, Risonha, o açúcar é a gosto, basta polvilhar, porque na massa não se põe nada.Janeca, quanto ao sabor a cerveja, eu não noto nada, dei a provar a umas amigas e uma disse que sabia acerveja depois de eu dizer que tinha…Bjinhos

Deixe uma Resposta

