artesviagensesabores

>Covão da ametade

Posted on: Maio 17, 2008

>

Uma das coisas de que tenho saudades de quando era mais jovem é dos piqueniques de fim de semana que fazia em familia, no verão.

Como na covilhã não há praia e a cidade no verão tem temperaturas dignas do deserto, as pessoas adoptaram um costume, por um lado para fugir ao calor e por outro para passar um dia diferente, descontraido em familia, sendo que os recursos existentes, não são muitos, a serra sempre foi a melhor opção, pelas lagoas e sombras sempre fresquinhas.

Dos muitos locais possiveis, os meus pais sempre escolheram um que para mim é paradisiaco, o Covão da ametade.

Um parque verde, cheio de árvores, no fundo dos cantaros, formações rochosas altas que formam um circulo abrigado e isolado dos poucos barulhos artificiais existentes.

Para estes dias passados na serra, havia sempre a preparação do piquenique que começava muitas vezes logo na vespera e como para qualquer outro levava-se os petiscos do costume, e para aqui como havia estruturas proprias para fazer lume, levava-se também carne ou peixe para assar, as belas sardinhas ou a carne de porco tipica para estas coisas, o que implicava umas incursões pelo monte á procura de uns pauzinhos para o lume.

O dia que começava normalmente sempre muito cedo, para apanhar aquele lugar mais desejado, ao pé daquela arvore ou longe dos assadores, era passado entre jogos, comida, sesta para quem é de sesta, umas belas leituras e uns belos passeios a pé.

E porque é que me lembrei hoje disto!!!!!, porque depois dos exageros que tenho cometido ultimamente e porque almoçei sozinha, fiz para mim uma coisa que fazia muitas vezes parte do menu destes piqueniques. Uma salada de tomate com atum, tão simples mas que sabia sempre bem fresquinha.

A versão mais simples, só com tomate, cebola e atum, temperada só com sal, azeite e aregãos, era a que normalmente a minha mãe fazia, eu agora ás vezes junto-lhe mais, ovo cozido, azeitonas e até pepino.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
%d bloggers like this: