artesviagensesabores

>Beringelas da risonha

Posted on: Maio 19, 2008

>Já há um tempo que andava com esta receitinha de beringelas que vi neste blog, na mira e este fim de semana proporcionou-se faze-la.

É uma coisa fácil como eu gosto, diferente do habitual, e para além disso não é carregada de daqueles venenos sempre tão saudáveis, que as coisas de que gostamos vêm acompanhadas.

Então comprei duas beringelas, umas aparas de fiambre e o resto já tinha cá em casa, porque cogumelos frescos não havia lá no sitio do costume.

Cortei as beringelas ás rodelas e deixe-as com sal durante algum tempo, para largarem a água.

Depois disso, sequei-as com folhas de papel de cozinha e coloquei ás camadas num tabuleiro de barro untado com azeite, alternando beringela, fatias de fiambre, e cogumelos de conserva.

No fim de tudo montado, polvilhei com ervas da provence, reguei com um bocadinho de azeite e polvilhei com bastante queijo ralado.

Foi ao forno nos 20 minutos que eram recomendados, mas a beringela em alguns sitios notava-se que precisava mais uns minutitos, mas penso que foi a quantidade que me traiu, porque para além de serem duas beringelas elas eram granditas.

BERINGELAS FRITAS

Como já tinha o tabuleiro cheio e ainda sobravam rodelas de beringela, pensei fritá-las, para não deitar fora.
Era uma coisa que a minha mãe costumava fazer e eu gosto bastante.

Passam-se as rodelas por ovo e farinha e levam-se a fritar em oleo bem quente, e fritam muito rápido, se estiverem cortadas fininhas, como era o caso destas.

5 Respostas to ">Beringelas da risonha"

>Adoro beringelas e esta receita deve ser bem boa, e muito fácil de preparar!Bjs

>Como adoro berijelas me encantei com sua receita!

>Deu aquela vontade…..merci pela visitinha no Sopa….lindo cantinho…adorando tudo.Bjs.

>saíu-te muito bem. realmente uma maneira bem bom de fazer beringelas, que eu adoro!!! beijocas

>olha… que engraçado!!! agora é que eu reparei que tinhas feito as minhas beringelas…. lole ainda bem que me lembraste deste prato, tenho uma beringela no frigorifico que tem que ser comida a toda a hora.vou preparar assim para o meu jantar.

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
