artesviagensesabores

>Aletria

Posted on: Outubro 12, 2008

>

Hoje está de parabéns o meu maridito!!! e como não gosta de festas e quis almoçar em casa resolvi fazer uma aletria para sobremesa, porque é a sobremesa que lhe traz mais recordações de infância e de que gosta muito.

Não faço igual á maezinha dele, porque são muitos anos de experiencia e na minha zona não se usava, mas lá fiz á minha maneira.

150 gr de aletria
0,5l de leite
200 gr de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
4 gemas
casca de limão.

Primeiro levo a aletria a cozer em água durante 3 ou 4 min com uma pitada de sal, escorro e reservo

Entretanto levo o leite ao lume com as cascas de limão

Junto a aletria ao leite, a manteiga e deixo ferver em lume brando mais uns minutos até engrossar, retiro as cascas do limão.

Bato as gemas numa taça e deito-lhe uma concha da aletria quente e mexo bem, depois junto no tacho á restante e junto-lhe nessa altura o açúcar.

Vai ao lume mais 2 minutos para cozer as gemas e já está, é só deitar numa travessa.

Estas quantidades de aletria e leite é para fazer aletria mais seca e dura, porque é assim que se come lá na zona dele, a minha não se corta aos cubos, ainda não consegui chegar a tanto, mas a da minha sogra costuma cortar e é assim que ele gosta e como o aniversário é dele……

9 Respostas to ">Aletria"

>paarbéns ao maridão tudo de bom amiga,aletria ficou muito bonita e muito bem enfeitada,jinhos

>Não sei qual é a zona do teu marido mas na minha zona a aletria é comida à mão. Durinha e deliciosa :)Já cheira a Natal! Parabéns ao marido😉

>ola,a mãe do meu namorado, que é de Vila Pouca de Aguiar, costuma cortar aos quadrados, mas come-se no prato com um garfo. Esta tambem é assim?bjLucia

>Olá LindasObrigado pelos coments e pelos parabéns ;-)Ameixa a terra do meu marido é perto de lamego e S.João de Tarouca.Bjinhos

>a minha aletria começa por ser muito suculenta, que de tão liquefeita é comida à colher. depois endurece e vem o garfo e a faca mas eu , nesta fase, prefiro à mão🙂 hoje estou um bocadinho senil🙂

>Pois, é da região Norte. Eu ainda vivo mais a Norte e a aletria é comida durinha… uma delícia🙂

>Primeiro parabéns ao marido atrazados:)Bem eu sou de Lisboa e eu só gosto da aletria cortada e comida com garfo e faca.A tua supresa ficou linda(aletria).Beijinhos

>Já vão atrasados, mas é o que faz a falta de tempo para andar a cuscar novas receitas pelos Blogues…Parabéns ao maridão e que ainda se prolonguem por mais um século! (eu sou assim, sempre exagerado!)Mas adoro aletria e ainda há tempos fiz uma parecida.Bjs.

>gosto mais de arroz doce… a decoracao está muito linda. que trabalhao!!!! espero que tenham passado um bom dia, os meus parabéns!!!

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
