Abobora, Tartes

>Tarte de abobora

>A saga das aboboras não tem fim.

Este fim de semana fui jantar a casa de uns amigos e como estão sempre, á espera que eu leve a sobremesa, fiz esta tarte para levar, porque andava com vontade de a fazer para aqui postar, assim aproveitei porque cá em casa já estamos um bocadito pelos cabelos com a abobora e assim divide-se por mais 🙂
É uma receita já bastante antiga cá em casa, faz parte ainda, do meu livrinho de escritos á mão.
Tem a particularidade de ter uma base bastante estranha, mas muito facil de fazer.
Massa:
2 copos de Farinha
3/4 do copo de leite
1/4 do copo de óleo
Recheio:
2 copos de abóbora cozida
1 copo de açúcar amarelo
1 colheres chá de canela
1 colher de café de noz moscada
2 Ovos
1 copo de leite gordo (usei meio gordo)
1 colher sopa margarina (esqueci-me dela e não lhe senti a falta)
Natas para chantily q.b.
Preparação:
Para a massa bate-se o leite com o óleo até ficar espesso.
Mistura-se a farinha com um garfo e faz-se uma bola.
Forra-se uma tarteira com esta massa, a textura fica tipo esponjosa, muito maleável e eu estico-a na propria tarteira com as mãos.
Para o recheio
Para encher dois copos de puré de abobora costumo cozer meio kilo já descascada.
Depois de cozida e muito bem escorrida a abóbora, tritura-se com a varinha ou passe-vite e mistura-se com os restantes ingredientes, eu adicionei-os pela ordem que os escrevi, mas não parece que tenha grande importância
Deita-se na tarteira e vai a cozer em forno bem quente.
Serve-se fresca coberta de chantily.

Desta vez esqueci-me do chantilly de proposito, porque o jantar já ia ser calórico e gordo quanto baste.
9 thoughts on “>Tarte de abobora”

  1. >Alcina querida,Adorei esta sua receita de tarte de abobora, a massa é bem diferente, parece macia, ficou com aparencia otima.Eu colocaria um coco ralado junto com a abobora, será que ficaria bom? Adoro a combinação de abobora com coco.Beijinhos

  2. >Hoje é o dia das receitas de abóbora 🙂 Já postei um bolo de abóbora, e esta é a terceira que vejo nos blogs que costumo visitar.Tarte de abóbora nunca fiz, mas vou guardar esta receita porque me pareceu bem boa e simples de fazer.bjs

  3. >gostei bastante desta receita. eu ainda n estou pelos cabelos com abóboras. tenho três ainda para comer, mas acho que vou cortar uma em pedacos e congelar. beijocas grandes

  4. >Olá meninas, obrigado pelos comentários tão simpáticos.A massa é realmente facilima, muito maleável e macia e não se agarra ás mãos.Pois é Nysa eu também congelei bastante, só que já não cabia mais e tenho andado a fazer tudo com abobora para não desperdiçar.bjinhos

Deixe uma Resposta

