artesviagensesabores

>Doce de castanhas

Posted on: Dezembro 29, 2008

>Fiz este doce de castanhas para os tradicionais jantares de natal, tão comuns nesta época, com os amigos.

A receita foi uma prima que me deu, e como eu adoro castanhas, e os restantes ingredientes achei que a combinação seria excelente, mas revelou-se ser muito pouco apropriado para esta época em que se come demais!!!
E já que o rei da quinzena é a castanha vou aproveitar para participar pela primeira vez.

Uma embalagem de castanhas congeladas
Leite q.b.
1 colher de sopa de açúcar em pó
1 colher de sopa de margarina
1 pacote de natas
Açúcar a gosto.
Doce de ovos q.b.
Praliné a gosto.

Levar as castanhas a cozer num bocadinho de leite só o suficiente para cobrir as castanhas.
Depois de bem cozidas junta-se uma colher de manteiga e uma colher de açúcar em pó e tritura-se, mais fino ou mais grosso, para quem gosta de encontrar uns pedacinhos.
Reservar.

Bater as natas em chantilly com açúcar a gosto.

Fazer doce de ovos em quantidade suficiente.

Transferir o creme de castanhas para uma taça ou fazer uma pirâmide num tabuleiro, para isto tem que estar bem consistente, eu não fiz esta pirâmide, meti numa taça, porque foi para levar para casa de amigos.

Em cima e de preferência com um bico de pasteleiro decorar com o chantilly e por ultimo deitar o doce de ovos por cima do chantilly.

Por fim para terminar polvilhar com praliné moído.

Fica uma verdadeira bomba calórica, muito forte para servir como sobremesa em refeições em que já se come muito, mas o sabor excelente!!!

15 Respostas to ">Doce de castanhas"

>Alcina,Obrigada pela visita. Estava querendo voltar aqui faz tempo e que surpresa boa encontrar uma receita com castanhas. No Brasil elas são chamadas castanhas portuguesas pois são todas importadas de Portugal. Eu amo doces com castanhas e este parece maravilhoso. Fazíamos em casa um doce tipo compota de castanhas, um marron glacé cremoso. As tarteletes tatin de mangas ficam lindas mesmo, uma cor maravilhosa e dá para incrementar com caldas, sorvetes e ficar ainda mais lindas, mas eu gosto delas bem simples. Como um sol no prato! Olhe, de outubro a fevereiro é a estação das mangas haden e tommy no Brasil e elas estarão bem melhores estes meses. Vá por mim. Compre mesmo que estejam um pouco machucadinhas (amassadas) ou mesmo verdes.Até breve,C.

>Alcina, que delícia de receita. puxa, que bacana ter facilidade de comprar castanhas congeladas. já está publicada no colher.Abraços.

>Uma delícia aos olhos e calculo que ao paladar…espero que tenhas um Excelente 2009!!

>Tem óptimo aspecto! Nunca fiz doces com castanhas. É algo a experimentar🙂

>Alcina,realmente é uma bomba calórica, ma sficou com um aspecto lindo…e deve ser uma delícia.Feliz ano novo.Beijinhos.Susana

>Alcina, vim aqui desejar um excelente 2009, com muita saúde e tb com mais algumas deliciosas bombas calóricas…Bjs

>Tem um óptimo aspecto este doce, deve ser muito bom.Vim desejar um óptimo ano de 2009 :)Beijinhos

>Alcina é uma bomba mas é das boas!!!Deve ser mesmo uma delicia.Que 2009 te dê tudo o que desejas.Beijinhos com carinho

>que espectáculo com doce de ovos… eu nao precisava de mais nada😉

>Alcina, k o novo ano lhe traga tudo de bom :)bjinhus grandes

>Bom DiaIa a passear um pouco e parei ao acaso, li um pouco do seu espaço, que está deveras agradável.Se permitir voltarei para ver mais.ComprimetosMiguel

>Desconhecia o teu cantinho, já adicionei à minha lista! E ainda bem que te visitei porque descobri este doce de castanhas fantástico! Está muito apetitoso na foto! p.s. – o arroz basmati não é dos que endurecem, fica solo, mas muito tenrinho, experimenta é mesmo bom!Beijókas:)

>Resido em Minas Gerais, Brasil e uns tios portugueses trouxeram pros meus pais muda de castanha portuguesa. Hoje, um pé frondoso e que dá muitas castanhas! Gostaria de saber como congelar, pois não dá pra preparar de uma só vez. A propósito, minha avó tinha o mesmo nome seu, pouco frequente no Brasil. Esses tios não eram da familia. Ela, a Tia Maria, era filha da grande amiga da minha avó, D.Maria Monteiro, portuguesa e casou-se com o também portuguê Tio Antonio. Adotaram a nossa familia, iam pra lá passar o Natal e Ano Novo e pronto, seus filhos são como primos pra nós.Uma outra pergunta como fazem para ter um outro pé? Aqui, nunca nasceu muda a partir das muitas castanhas que caem do pé.

>Olá SilviaObrigado pela visitinha e pelo comentário.Quanto á pergunta que me fez, eu também não sou muito entendida no assunto, mas penso que para ter uma nova árvore tem que enterrar uma castanha que depois vai germinar.Se depois não der castanhas boas tem que fazer um enxerto dessa grande.Eu nunca congelei castanhas, mas já comprei, penso que é só tirar a pele e meter no congelador.Desculpe as respostas não serem muito cientificas:-(Bjinhos e volte sempre;-)

>Vou tentar o que sugeriu: congelar e plantar a semente num ótimo substrato que tenho. Muito obrigada. Voltarei sim!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
%d bloggers like this: