Filhós

>Filhós de natal

>Estas filhós são talvez a coisa mais tipica da minha zona no natal, estas deste ano ficaram com uma consistência um bocadinho diferente do que é habitual, porque foram feitas pela senhora que toma conta do meu pai e que fez muito diferente das que eu estava habituada

Como a minha mãe não as queria fazer eu decidi que as faria eu com a ajuda da senhora se ela as soubesse fazer e ela disse que sim não sei se para me fazer o jeito ou porque as faz mesmo assim.
Esta receita e modo de fazer é a que fizemos.
25 grs de fermento de padeiro
1 dl de leite
2kg de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
14 ovos
2 e 1/2 larajas
1 dl de azeite
1 dl de aguardente bagaceira
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar q.b.

Confecção :
Dissolve-se o fermento no leite morno e junta-se-lhe um pouco de farinha, o sal e mistura-se de modo a obter uma massa branda. Deixa-se repousar durante 15 minutos.

Entretanto junta-se o sumo das laranjas, com a aguardente e o azeite e leva-se ao lume a ferver.

Deita-se num alguidar os ovos e bate-se bem com a batedeira, adiciona-se aos poucos a mistura dos liquidos quentes sempre a bater.

Continuando sempre a bater com a batedeira vai-se juntando a farinha também aos poucos até a máquina conseguir, depois junta-se o resto da farinha e da mistura do fermento e amassa-se á mão muito bem até a massa fazer bolhas.

Depois polvilha-se bem com farinha e vai-se envolvendo até fazer despegar a massa do alguidar.

Abafa-se a massa e deixa-se levedar durante 4 horas em local quentinho.

Depois é só pegar em pequenas bolinhas de massa com as mãos untadas em azeite e tender a massa de modo a ficar fininha e de forma redonda e fritar em oleo bem quente virando dos dois lados.

Depois é só polvilhar a gosto com uma mistura de açúcar e canela.

A grande diferença do que eu me lembro da maneira como a minha avó fazia, é mais no modo, porque receita nunca apontei mas os ingredientes eram estes, devia pensar que a minha avó durava sempre e também porque ela fazia quase tudo a olho.
Ela deitava em primeiro a farinha no alguidar e depois ia juntando o resto dos liquidos e ovos e amassava tudo á mão, não havia batedeiras electricas pelo meio.
O primeiro passo destas que fizemos era substituido por um pão em massa que se encomendava na padaria ao mesmo tempo que se encomendava o fermento de padeiro.
A receita e os braços que amassavam já estão longe, por isso temos que nos contentar com estas que ficam com uma textura mais fofa e menos estaladiça.
7 thoughts on “>Filhós de natal”

  1. >Alcina,adoro estas filhoses, mas na terra do meu pai não se fazem assim. Provei-as através da mãe de uma aiga que é da zona de Castelo Branco. Gostei tanto que ela vem-me trazer umas todos os natais. 🙂 E eu…regalo-me.Bjs.Susana

  2. >eu nunca fiz e nao me vou pôr a fazer 🙂 muito trabalho. mas como a minha mae as faz, nao há problema. as tuas ficaram lindas, mesmo nao sendo a receita que conheces.

Deixe uma Resposta

