Ananás, Bolos

>Bolo de ananás

>Este bolo foi o que fiz para os anos da minha mãe, na vespera de natal.

A receita foi tirada de um livro “Bolos e bolinhos” da vaqueiro que ela tem, este faz parte de uma colecção de livros, que se pediam com os pontos que se iam juntando da manteiga, óleo há já uns anitos.

Para o caramelo
50 gr de manteiga da tal
200 gr de açúcar

7 rodelas de ananás de conserva
7 cerejas cristalizadas
6 meias nozes(não meti)

Para o bolo
6 ovos
250 gr de açúcar
125 gr de manteiga
250 gr de farinha
2 colheres de café de fermento
raspa d casca de um limão.

Para o caramelo espalhar a manteiga e o açúcar numa forma sem buraco e levar ao lume até caramelizar, mas pouco e em cima deste coloca-se o ananás e as cerejas nos buracos deste.

Depois bata as 6 gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado, adiciona-se a manteiga derretida, mistura-se e envolve-se também a raspa da casca do limão.

Por ultimo envolve-se com cuidado as claras batidas em castelo alternadas com a farinha previamente peneirada com o fermento.

Deita-se esta massa delicadamente sobre o ananás e vai ao forno médio (170º) durante cerca de 50 min. eu meti no forno a 200º e cozeu em 35 min mais ou menos.

Anúncios

15 thoughts on “>Bolo de ananás”

  1. >Alcina, e eu que tenho no frigo mais de meia lata de rodelas de ananás sem saber que fazer com elas… Caramba! Esta receita veio na hora certa, muchas gracias!Mas essa da manteiga da tal… é uma nova marca? ;)Bjs e obrigado pela dica.

  2. >Querida amiga, já fiz muito uma torta de abacaxi bem parecida com essa, mas infelizmente a última vez que comi abacaxi não passei bem, então estou dando um tempo. Fiquei com minha boca salivando, pois gosto demais de abacaxi. :)Beijinhos

  3. >Alcina, conheci há pouco tempo o teu blog, mas hoje dei uma vistinha de olhos mais atenta e de facto tens aqui uma preciosidade! Até receitas de soja tens, coisa que só agora comecei a habituar-me! Muito abrangente, parabens! 🙂

  4. >Ameixa e apok@lypsus a marca não é tal, mas podia ser, porque agora há umas coisas de marca “tal e é” hehe.Olá Mary, obrigado pelo comentário tão simpático, eu já há muito tempo que cusco no teu, mas nem sempre comentamos porque seria preciso o dia ter mais horas para comentar todos os blogs que visitamos e gostamos.Luciana, com banana também deve ser bom, a minha mãe também costuma fazer um com banana e canela que fica muito bom.Anna, mesa para 4, neyma e eu mulher obrigado pela visitinha.bjinhos

  5. >Tive que voltar atrás para ver este seu bolo de ananaz. Deve ser uma delícia. Um pouco complicado para um solitário, mas como gosto de cosinhar, vai sair bem. Vou fazer com abacaxi, não deve haver diderença.Um abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s