Soja

>Tomatada de Soja

>Desde que vi esta receita de soja do Apok@lypsus fiquei com ela no pensamento para fazer um dia, e lá fui comprar os ingredientes que me faltavam para seguir milimétricamente a receita, para a coisa resultar e ter a prova definitiva de que se pode enganar alguém (a mim) com soja dizendo que é carne!!!

Para a fazer tive que comprar molho de soja que nunca tinha usado e não tinha em casa e a polpa de tomate com cebola e alho, porque, normalmente dão-me muitos tomates e congelo para o ano inteiro, por isso não uso muito polpas.
Então a receita dele é esta:
– 150 g de nacos de soja grossos
– 300 g de rebentos de soja frescos
– 400 g de Mistura de Vegetais Chineses Pingo Doce
– 1 cebola média
– 50 g de azeite
– 100 g de polpa de tomate Alho & Cebola Compal
– 250 g de água
– 100 g de vinho branco
– 4 colheres de sopa de óleo para fritar
– 3 dentes de alho
– 1 pitada de cominhos
– molho de soja q.b.
– sal e pimenta q.b.
– salsa picada q.b.
Preparação:
1.- Coloque os nacos de soja em água à temperatura ambiente durante 30 minutos para
hidratarem. Depois, escorra a água e esprema-os bem para sair o mais possível de água.
Leve ao lume uma frigideira com duas colheres de sopa de óleo, os alhos e deixe-os alourarem. Depois coloque os nacos de soja, tempere-os com o molho de soja e envolva bem, deixando cozinhar durante 3 minutos e mexendo sempre.
Retire e reserve. Faça o mesmo procedimento com os rebentos de soja e a mistura de vegetais (duas colheres de sopa de óleo, deixar aquecer e cozinhar os vegetais temperados com o molho de soja, durante 6 minutos).
2.- Leve um tacho ao lume brando com a cebola, o azeite, a polpa de tomate e o alho e deixe
cozinhar por 4 minutos, mexendo sempre. Junte então a água e o vinho branco, tempere com sal e pimenta e triture tudo com a varinha.
Adicione depois os nacos de soja, junte os cominhos e deixe cozinhar por mais 15 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando até o molho quase desaparecer.
3.- Retire para uma travessa, adicione a mistura de vegetais, polvilhe com salsa picada e sirva de
imediato.
Algumas considerações:
Em relação a fritar a soja com óleo e os alhos, é uma questão de principio cá em casa raramente usamos óleo, só mesmo para fritar o que é rarissimo, e assim substitui por azeite.
O molho de soja como nunca tinha usado não sabia muito bem o que fazer com o q.b., provei, vi que é muito salgado e usei apenas uns borrifos.
Ah!! e a parte que não segui á risca foi pesar a soja, porque como é habito deitar directamente para a água do pacote, foi o que fiz!!! e só no fim me lembrei, mas também foi um pormenor, porque a soja ficou realmente uma delicia, a fritura inicial como óleo e os alhos e talvez o dito molho, faz toda a diferença.
E no fim também não triturei o molho de tomate e cebola, porque nós gostamos de encontrar a cebola.

A apreciação foi excelente, para acompanhar fiz também os legumes, mas fiz mais um bocadito de arroz branco, porque este molhinho estava mesmo a pedir algo para o ensopar hehe.

Anúncios

3 thoughts on “>Tomatada de Soja”

  1. >Ora bem, como foi a minha receita que a fez desviar por caminhos nunca antes percorridos, primeiramente os meus parabéns pelo excelente resultado e depois tenho a fazer as seguintes considerações:Realmente não expliquei a composição do Molho de Soja ou Shoyu porque já muitas pessoas o utilizam mesmo na comida corrente. É um Molho feito à base de soja e que já leva sal por isso ser um tempero que evita o uso do dito. Quanto à polpa de tomate Cebola & Alho da Compal, utilizo-a porque não tenho paxorra para descascar os tomates, tirar as peles e as pevides… calacice! E esta polpa dá um sabor tremendo à comida! O fritar a soja com óleo, se possível do biológico para não criar desiquilíbrio natural (mas pode ser também feito com óleo alimentar), é uma regra básica para prepoarar os nacos de soja. O Shoyu completa esta fase do processo de cozê-lo. Se utilizou azeite, não posso dizer-lhe porque nunca o fiz, mas se achou que ficou bom… Voltando ao Shoyu, o tempero é assim mesmo: uns borrifos de acordo com o paladar das pessoas assim como há quem goste da comida mais salgada (e que faz tremendamente mal à saúde), dos que preferem ensonsa ou o meio termo. Contudo e dada a natureza da composição natural do Shoyu, mesmo que "abuse", não faz o mesmo mal que o sal grosso de cozinha (prefiro utilizar sempre sal marinho puro). Quanto ao pesar os nacos de soja é mesmo fundamental porque quando ela fica hidratada, depois de estar 30 minutos de molho em água, cresce de volume e se coloca um pacote inteiro, dá soja para um regimento (exagero)! Quanto ao não ter triturado o molho de tomate com a cebola, ficou ao seu gosto, nada a acrescentar, mas eu embora goste muito de cebola e de senti-la na comida, neste caso faço mesmo papinha de bébé… até porque depois o tal molhinho muito bom para regar o arroz e o pãozinho fica mais gostosinho! ;)Parabéns pois pela sua experiência com os Nacos de Soja e pela coragem de enfrentar algo que não sabia no que ia dar…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s