artesviagensesabores

>Bolo de café

Posted on: Janeiro 17, 2009

>Dizem que as coisas para sairem bem tem que ser feitas de boa vontade, carinho e etc…e comigo é sempre assim se faço as coisas contrariada não sai nada bem.

Este bolo saiu assim mal, porque foi feito com pouca vontade para levar para o serviço no fim de um dia de trabalho, depois ir á ginástica supercansada, mas enfim lá o levei na mesma embora tenha ponderado levar ou não.

A receita ficou a meio e o bolo que era suposto fazer nem tem este nome no caderninho, mas como não lhe fiz a calda para o molhar nem a cobertura chamei-lhe assim, quando voltar a fazer e que saia bem faço-o com tudo e volto a colocar aqui.

2 chávenas Açúcar

2 colheres sopa Manteiga
8 Ovos
2 colheres sopa Café (usei um pacotinho de nescafé)
1 chávena Leite
1/2 chávena de água
2 chávenas Farinha
1 colher chá Fermento


Bata as gemas com o açúcar e a manteiga até obter um creme homogéneo.

O café solúvel previamente dissolvido em água a ferver (meia chávena) adiciona-se depois de arrefecer um bocadinho junto com o leite.

Bata bem e em seguida junte a farinha e o fermento envolvendo alternadamente com as claras batidas em castelo.

Unte uma forma, deite ai a massa e leve ao forno médio previamente aquecido, deixe cozer cerca de 40 min. e desenforme quente.

Ficou assim meio enqueijado, penso que foi porque, como já era tarde e para cozer mais depressa meti o forno na ventilação, mas com uma temperatura mais alta do que recomendado, logo deu asneira!!!

Mas dizem que quem não conhece deus adora o diabo e aqui aplicou-se, toda a gente gostou do bolinho mesmo assim.

11 Respostas to ">Bolo de café"

>Alcina olha que eu também estou como os teus!!! Eu acho que ficou com um aspécto de queijada delicioso :)beijinhos carinhosos

>Sempre que vejo receitas com café,já guardo pra primeira oportunidade fazer,adoro café.Edilia

>Eu gosto dos bolos enqueijados. Aqui dizemos que fica com pito he he

>É verdade que a pressa é inimiga da perfeição por isso por vezes as coisas não saiem bem, mas se estiver gostoso, come-se na mesma.

>Adoro esses bolos assim enqueijados.

>Alcina, ando numa de convites, hoje (parece que vou casar)! Passa na minha cozinha e escolhe um dos 3 prémios dedicado ao teu lindo blog!🙂

>Alcina, passe pela minha loja (Blogue) tenho uma lembrança para si.Bjks

>Alcina é só mimos:)))Passa pelo meu cantinho deixei-te um desafio muito interessante.Beijinhos carinhosos

>esse bolinho tem um aspecto muito bomalcina desejo-te um feliz 2009!!só agora pois o pc novo demorou a vir, mas agora vou voltar de vez com serteza bjs e fica bem

>também já me anconteceu com muitos bolos… e mesmo quando os faco com vontade, por isso nao te rales. eles também se comem assim. eu gostei da receita😉

>adoro tudo que leve café!! sou uma apaixonada por café!!!bjitos

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
