artesviagensesabores

>Bolo de Laranja

Posted on: Janeiro 26, 2009

>Eu já tenho dito por aqui que gosto muito de lêr e como acho o preço dos livros sempre exorbitante, ando sempre com o nariz metido na secção de livros dos hipermercados e salvo raras excepções é sempre lá que compro, porque o preço é sempre mais convidativo

De vez em quando aparecem uns preços azul ou primos para me tentar e já tenho encontrado coisas boas, assim como outros assim assim!!!! Esta receita foi tirada de um desses livros que encontrei num monte e que achei ser merecedor de vir para minha casa🙂

Não é um super livro de culinária, mas tem umas coisa boas e exequiveis.

  • 180 gr de açúcar
  • 3 ovos
  • 125 gr de farinha
  • 2 laranjas
  • 1 colher de chá de fermento.
  • +4 colheres de sopa de açúcar para a calda

Batem-se as 3 gemas com o açúcar até fazer um creme esbranquiçado e fofo, depois junta-se a raspa da casca de uma laranja e o sumo de meia.

Batem-se as claras em castelo e vai-se juntando alternado com a farinha peneirada com o fermento

Vai a cozer em forma untada e polvilhada de farinha, em forno a 200º durante 30 min, verificar com um palito, antes de tirar.

Fazer uma calda, com a outra laranja e meia.

Espreme-se as laranjas e junta-se o sumo num tachinho, com 4 colheres de sopa de açúcar para levar ao lume até ferver.

Depois de desenformar o bolo rega-se com a calda.

Eu não sei que segredo tem estes bolos com calda, porque os meus ficam sempre só molhados na superficie, ainda que a calda fosse muita!!!

A receita fiz respeitando as proporções, mas aumentei para 4 ovos e o resto aumentei em proporção.

15 Respostas to ">Bolo de Laranja"

>Ficou lindíssimo e com essa calda docinha deve estar delicioso!🙂

>Sempre bom um livrinho novo!Esse bolo ficou lindão… kisss^^

>De aspecto está óptimo!!!!! Agora ía uma fatia… Bjs.

>Uau! Que bolo lindo e apetitoso! Já pensei até no café para comer com esse bolinho. ;)Beijinhos querida

>Ficou lindo mesmo amiga.. :)… Deve ter ficado bem gostoso…bjinhus

>O segredo é picá-lo com um palito por cima mas não o retirar da forma e banhá-lo com a calda. Deixas ficar até a calda ter desaparecido🙂 É assim que eu faço!

>Oi Alcina,eu engordo um monte toda vez que vejo estas deliciosas receitas que tu fazes. Fico muito feliz por tu teres gostado de minhas fotos e acredito imensamente que você se vier, gostará imensamente de Curitiba. É uma cidade realmente encantadora. Se puder ajudar-te com dicas ou outros tipos de informações estou a seu dispor. Meu esposo morou uma década em Portugal, seus parentes seguem morando na Europa, digo a meu esposo que não sei o que ele veio fazer aqui, mas então digo que foi pra me buscar. Bom, beijos e que as energias boas estejam contigo minha querida.AbraçosJanaina

>adorei o bolo e sendo de laranja fica bom de certeza

>Já experimentou furar com palito o bolo e jogar a calda?Gosto de bolos simples, mas saborosos, como esse. Acompanham muito bem um cafezinho ou um chá.Bjs.

>Mary a calda até lhe confere um certo ácido, porque não leva muito açúcar.Axly, Babalu obrigado pela visita.Eu mulher fica realmente bom com um chazinho.Xana e lili obrigado pela visitinha.Ameixinha e gina, eu piquei com o palito, nunca experimentei foi regá-lo com a calda dentro da forma,esse deve ser o segredo :-)J&amp obrigado pela visitinha e comentário tão simpático, curitiba ainda não sei se fará parte do meu roteiro.Bjinhos

>Também faço um bolo de laranja assim ensopadinho… delicia!Beijinhos.

>Um excelente bolo.Até se consegue vêr os pontinhos laranja da laranja dentro do bolo.Com calda e tudo, isto sim que é um luxo x

>O bolo esta super fofo e aparenta ser bem delicioso…adorei brigada por partilhar …é pena é os “pop Under” reclames quase não me deixarem fazer o comentário…

>eh eh eu tb tenho esse livro, comprei o num hipermercado à cerca de 14 anos, ainda namorava o marido, e digo te até foi carote na altura, mas o que me cativou é que tem muitas receitas, e explicadas de forma mto simples, e ainda algumas receitas diferentes, recordo me de um molho 7 up para acompanhar carne.boa receita.

>gostei muito desta receita😉 comigo também acontece o mesmo com a calda! beijcoas

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
