artesviagensesabores

>Bolo de marmelo

Posted on: Fevereiro 24, 2009

>Este bolo já o fiz na altura dos marmelos e nunca mais me lembrei dele, tenho publicado outras coisas e este foi ficando ficandoo…

Na altura vi por aí montes de receitinhas com marmelos, mas não encontrei nenhuma de bolo que me agradasse a 100% com os ditos, vai daí e como é meu costume invento e encontrei uma receitinha de bolo de banana que agora não me lembro já onde encontrei, se a autora a identificar que me diga para eu rectificar aqui.

Então a receita que eu utilizei substituindo a banana por marmelo foi esta

200gr de açúcar+ 125 para o caramelo
200 gr de manteiga
4 ovos
1 colher de sopa de leite
160 gr de farinha
2 colheres de chá de fermento
6 bananas – substitui por 4 marmelos pequenos

Primeiro faz-se o caramelo, eu fiz directamente na forma e por cima dispoe-se os marmelos descascados e cortados aos gominhos.

Depois bater muito bem o açúcar com a manteiga amolecida até fazer creme e juntam-se os ovos e a colher de sopa de leite e bate-se bem.

Por ultimo adiciona-se a farinha peneirada com o fermento e envolve-se bem.

Deita-se esta massa em cima dos marmelos e vai ao forno pré-aquecido a 200ºa cozer durante mais ou menos 30 min. mas convem verificar.

O resultado foi um bolo de massa muito delicada, fofinha e saborosa e uns marmelos em cima duros e caramelizados, que quando se partiam as fatias esmigalhava o bolo todo, pelo que a receita fica registada para repetir, mas para fazer com fruta mais macia, talvez por isso na receita original se usam as bananas.

6 Respostas to ">Bolo de marmelo"

>Mas que ficou bonito e concerteza delicioso ficou!!!Mesmo que esfarele apanha-se as migalinhas:)))A tua torta também me ficou debaixo de olho;)Beijinhos carinhosos

>Olá!Chamo-me Daniela e gostava de apresentar o meu blog com peças feitas por mim.www.art-and-creation.blogspot.comMuito obrigada! =)

>Que rico bolinho…gosto muito deste tipo de bolos…beijinho

>Nunca comi nada feito com marmelos a não ser a marmelada. Mas em bolo deve ficar uma maravilha🙂

>Não se preocupe…as migalhas eu cuido! hehehehebjsssssssss

>Aqui está um bom aproveitamento para marmelos…coitaditos…sempre confinados à marmelada…bjs

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
