artesviagensesabores

>Risotto de Palmito – Dia branco

Posted on: Junho 21, 2009

>

Mais uma contribuição para o desafio que a amiga Mary lançou, para colorir o arco-iris gastronómico.

Depois de cores bem alegres temos agora o branco, eu mais uma vez tentei fugir dos docinhos tão apetecidos e de branco as opções eram muitas, mas optei por experimentar o palmito, muito pouco frequente na nossa gastronomia, uma coisa de que já tinha ouvido falar, mas que nunca tinha provado, mas depois de provar fiquei fã.

O palmito é um alimento obtido da região próxima ao meristema apical, do interior do pecíolos das folhas de determinadas espécies de palmeiras (ou popularmente, o “miolo” da palmeira). Trata-se de um cilindro branco contendo os primórdios foliares e vasculares, ainda macios e pouco fibrosos.

O meu risoto é uma mistura de receitas que pesquisei na net e um bocadinho também de outros risotos que costumo fazer.

1 chávena de arroz risoto
1/2 cebola
1/2 frasco de palmito de conserva
1/2 chávena de vinho branco
2 e 1/2 chávenas de água
1 cubo de Knorr de galinha
1 colher de sopa de manteiga
2 colher de sopa de azeite
Queijo ralado a gosto

Primeiro picar a cebola bem fininha e levar ao lume a alourar na manteiga e azeite.

Juntar o arroz e mexer sempre até absorver a gordura toda e começar a ficar transparente.

Juntar então o vinho com cuidado porque borbulha muito e mexer sempre até secar completamente.

Juntar então caldo de carne, feito com a água e o cubo Knorr, a ferver aos poucos e sempre a mexer.

Quando o arroz está quase cozido e já absorveu a maioria do liquido, juntar o palmito aos cubinhos ou ás rodelas, eu meti cortado das duas maneiras e aos cubinhos desaparece.

Continuar sempre a mexer, para não pegar ao fundo do tacho e por ultimo juntar o queijo ralado e envolver bem. Eu usei uma mistura de queijos ralados, que inclui chedar, mozzarela, parmesão e emental e polvilhei também no prato.

Ficou muito bom e cremoso.

28 Respostas to ">Risotto de Palmito – Dia branco"

>Que pratinho tão delicioso.Gostei muito.Bjs

>Gosto muito de Risotto, o teu está uma delicia, nunca fiz nada com palmito, mas já tinha ouvido falar.Original.bjss

>Olha estou como tu estavas, nunca provei palmito… pelas fotos parece alho francês.Beijinhos.

>Amiga, que risotto tão mimoso, ficou super apelativo! É a 2ª receita que vejo hoje com palmito, e aguçaram-me a curiosidade!Acho que nunca vi tais frasquinhos, mas não como investigar!heheheUma sugestão muito suave e deliciosa! Feliz Dia Branco!🙂

>nunca provei, mas é uma boa sugestão para o dia branco !bjka e boa semana

>Não fazia ideia o que era o palmito! Boa receita! Adorei.

>Alcina, agora com mais calma é que estou a conseguir ver as participações.Gostei muito da tua versão salgada e parece resultar muito bem mesmo sem verdes.Vou adaptar a tua receita (substituo o caldo de galinha por caldo de legumes) e introduzir alho francês e queijo.bjs

>Dahh…não era queijo que eu queria dizer…mas sim cogumelos.

>Olha os palmitos!!Uma vez vi num programa da Discovery o processo de "fabrico" dos palmitos e fiquei curiosa. Já olhei para eles no supermecado mas nunca tive coragem de comprar…Sabem a quê?Beijinhos

>Meninas obrigado pelos coments.Mary os frasquinhos encontram-se no sitio do costume, na zona dos enlatados e conservas tipo pikles e espargos.Borboleta, pois a imaginação é fertil e cada um adapta aos seus gostos e fica muito bem assim só com vegetais e bem branquinho.Para quem nunca provou prove, porque o sabor não sei definir, mas é bom e eu gosto particularmente da textura, nada a ver com alho francês, só na forma cilindrica e na cor branca :-)bjs

>Olá AlcinaBem original a tua participação!Parabens!

>Adoro risotto.Este tá mesmo apetitoso…Bjs

>Parece incrível que gostando tanto de palmito e risoto, nunca tenha feito um. Agora vou fazer.Bjs.

>Que delicía!Gosto muito de risotto, palmito nunca comi.BJS

>Adoro palmitos, são uma autêntica delicia.Excelente sugestão.Parabéns pela participação x

>Alcina, sempre uso palmito nas minhas saladas,que eu adoro. Vou experimentar fazer o risoto,com certeza e delicioso.

>Olá!!Vim agradecer e retribuir a sua visita lá no meu blog😉 Não conhecia o seu e gostei muito, vou voltar mais vezes :)Beijinhos,Carlota

>Un risotto exquisito. Para el Arco Iris blanco muy apropiado. Besos.

>Nossa que delicia, adoro risoto e tenho paixão por palmito!!!Ficou lindo!!!!beijosLu

>Nunca provei palmito…mas a provar, sem dúvida! Excelente participação! bjinho

>Olá Alcina. Vim agradecer e retribuir a sua visita no figo. Não conhecia o seu blog e voltarei mais vezes já temos 3 coisas em comum: o gosto pela arte, por viagens e por gastronomia. : )bj

>Tenho que procurar palmito porque é algo que quero mesmo provar🙂 O risotto deve ter ficado muito bom!

>Eu nem acredito que desta vez consegui entrar no teu blog sem problemas!!Tem sido uma odisseia tentar entrar, ler o artigo do dia da cor e finalmente comentar!!Isto porque dá erro no internet explorer e apaga a página. Mas não é o único! Pois também não consigo aceder ao da Argas e ao da Claudia M., de vez em qdo.Enfim, tanto sofrimento só para te dizer que achei a tua participação branca SUPER ORIGINAL!!! Já comi palmito mas apenas na salada e nunca num arroz. Bem lembrado o palmito! 5 estrelas!

>Canela e carlinha obrigadoGina o arroz de palmito fica muito bom, onde o provei foi no santagula lá em S. paulo.Ana eu também fiquei fãFátima, em salada ainda não fiz, mas lá no brasil comi bastante e gostei.Tangerina (carlota) obrigado e volte quando quizer:-)Anna esquisito pero bueno ;-)Luciana obrigado.Argas vale sempre a pena experimentar sabores novos :-)Margarida obrigado, quando tiver um tempinho tenho que lhe fazer umas visitinhas também :-)Ameixinha, vale a pena experimentar, pena que por cé é carito, pelo menos no sitio do costume onde comprei :-(Rute até fiquei banza com essa noticia😦 é que se o meu bloguinho avaria entro em deprééé, nem sei por onde procurar esses erros!!! eu entro bem, mas a verdade é que ás vezes também tenho dificuldade em entrar em alguns blogs, normalmente clico na seta retroceder e resulta!!Obrigado pelo aviso, já estive a fazer umas alterações na barra lateral a ver se melhora!!bjinhos para todas

>Alcina,sou louca por palmitos. Mas você achou palmito em Portugal? Aqui ninguém nem sabe, nem nunca ouviu, do que se trata…Bj,C.

>Amo palmitos…que delicia deve ficar este prato!bjsssssssssss

>que bela receita que escolheste para mais um dia branco. esta divinal sem duvida.ebijinhso e um bom fim de semana

>Ai, ai, ai… adoro palmito assim, cremoso. Vou ter que fazer esse prato urgentemente! Adorei participar pela primeira vez do dia do branco e já estou planejando o dia do castanho.

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
