artesviagensesabores

>Salada exótica

Posted on: Junho 23, 2009

>

Esta salada é uma miscêlânia de ideias e sabores, quando comprei a beterraba cozida foi com intenção de fazer uma que vi no blog da ameixinha, mas entretanto esqueci-me do assunto. Passado uns tempos, andava em arrumação dos meus livros e revistas de culinária, por falta de espaço e encontrei um livro das selecções já velhinho esquecido, só sobre saladas, começei a folheá-lo e encontei uma salada que pensei eu é parecida com a da ameixinha, vai dai meti mão á obra para o jantar.

Conclusão, nem uma nem outra, principalmente por falta de ingredientes, misturei a beterraba cozida que tinha em vez de crua ralada, com alguns ingredientes da receita do livro, omitindo outros, misturando especiarias em vez de hortelã e o que era para ser uma saladinha refrescante saíu uma mais hot.
A minha invenção resultou assim
2 beterrabas cozidas.
2 maçãs.
1 cebola picadinha.
1 chávena de nozes.
Para o Molho
1 iogurte
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sopa de mel
1/2 colher de chá de cominhos
1 pitada de pimenta moida na hora
Uma colher de sobremesa de sementes de sésamo.
Para a salada cortar a beterraba cozida, das que se compram já cozidas e embaladas, em palitos.
Descascar e cortar a maçã também em palitinhos, nas duas receitas diz que deveriam ser ácidas, eu meti fuji, bem docinhas.
Picar uma cebola bem fininha e uma chávena de nozes.
Juntar tudo numa taça grande.

Para o molho basta juntar tudo e bater bem para ficar homogéneo.

Deitar o molho por cima da salada e deixar macerar por 30 min no frigorifico, polvilhar com mais umas sementinhas de sésamo para decorar e está pronto.

O resultado foi um sabor bem exótico, entre o agri-doce, com um nadinha de picante, muito saboroso.

16 Respostas to ">Salada exótica"

>Bom, deve ter ficado um espectáculo! O meu marido ia adorar (à excepção da cebola, que ele só come se cozinhada). Se fosse eu, só o facto de faltarem ingredientes seria o suficiente para arrumar tudo e partir para outra. No que diz respeito à cozinha, sou um pouco… sei lá! Mas adorei o aspecto da salada.Um beijinhoRomicas

>Alcina querida, adorei sua sugestão!!! Essa salada ficou linda, tão colorida e apetitosa…Super beijo,Mari

>essa é uma optima sugestão ppara uma saladinha num dia mais quente!!bjs

>Andou lá perto, o que importa é que ficou boa🙂

>Que bela saladinha, mas o molho deve ser óptimo.Bjs

>Agora entrei bem. Não sei se tem a ver com o facto da barra lateral ter muitos slide shares de fotografias.Mas o que o "meu informatico" disse é que o internet explorer não anda famoso. Anda a dar erros as novas versões.Bom…a ver vamos se consigo entrar mais vezes🙂 O da Argas é que não consigo mesmo ver a coluna central do blog dela (desde o dia Rosa que não consigo).Quanto à tua salada, hum hum, bem diferente do habitual. Estou a tentar imaginar a mistura de sabores… bjokas.

>Alcina, esta é bem ao meu gosto, sou fã dos frestos secos nas saladas, e o crocante das nozes é tão bom…Hummm! hehehe:)

>AlcinaEsse molho deve ser um pitéu!

>Adorei os ingredientes dessa salada, na minha so vai ficar faltando as sementes de sesamo porque nao conhe;o.Beijos.

>Que bela saladinha!!!😀 bjinho

>Alcina,Eu adoro salada de beterraba e coloco gergelim (sesamo) em todas as minhas saladas, sou apaixonada por gergelim branco levemente tostadinho…As músicas do blog estão uma delícia.Bj,C.

>Pra mim está perfeita…bjssssssssssssss

>Além de ser uma boa sugestão fica super saudável, bjs.

>Nada como uma bela saladinha neste tempo quente ;-)Bjokas***

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
