artesviagensesabores

>Polpa de tomate

Posted on: Agosto 20, 2009

>Este ano resolvi inventar na conserva de tomates, normalmente congelo os da quinta e os que me costumam dar os vizinhos de lá, o que me ocupa um espaço enorme na arca congeladora.

Para optimizar esse espaço, em vez de congelar, fiz uma polpa de tomate, vamos lá ver se a conserva resulta ou se tenho que enviar tudo para o lixo🙂

Fiz um refogado com
Uma cebola bem grandona
Uma cabeça de alhos inteira (pequena)
2 kg de tomate pelado, com sementes e sumo
Duas colheres de sopa de oregãos
Uma colher de sopa de sal
Deixei cozinhar até o tomate começar a desfazer
Depois meti a varinha e triturei tudo, ficou uma polpa de sabor delicioso.

Acondicionei em frascos próprios para esterilizar e levei a ferver tapados com água durante mais ou menos 15 minutos.

O resultado só dentro de algum tempo veremos, se resultar é uma boa opção.

13 Respostas to ">Polpa de tomate"

>Espero que se conservem tem um aspecto óptimo.

>Que bela ideia! espero que resulte🙂

>Achei que tinham que levar açúcar por causa da acidez. Se calhar é um mito :)A cor ficou fantástica!

>Tu podias ofercer isso no Natal, tão bonito que ficou e delicioso e ainda por cima prático🙂

>Alcina, não sabia que se esterilizava já com o conteúdo, pensei que só se esterilizava os frascos vazios. Sempre a aprender! Realmente é uma boa forma de ter o tomatinho já pronto a utilizar.bjs

>Alcina, os ingredientes e o modo de conservar está como manda o figurino.Eu tô precisando mesmo de fazer um bom molho de tomates, eu tolero esses industrializados!Beijos😛

>vais ver que é muito melhor as conservas do que congelados !eu faço todos os anos,a minha receita não é bem igual a tua,se quiseres vai cuscar no meu blog.bjka

>As coisas que eu aprendo! Seria um crime se não resultasse com esses tomatinhos biológicos! Vai correr tudo bem! hehehe:)

>Os tomates são bem diferentes! Bonitos!Deve ter ficado ótimo!Beijos

>O ANO PASSADO TAMBÉM FIZ O MESMO!! :DO teu concentrado de tomate tem uma cor fantástica ;)Beijinhos*

>Aqui em casa só consumimos molhos de tomates feito em casa, são muuuuito melhores.Os seus ficaram lindos.Tenha um belo final de semana.Bjks,Fernanda

>Fico então a aguardar :)Tenho tantos tomates maduros….Beijinhos

>eu tambem guardo muito tomate todos os anos.este anoa ainda nao os guardei.estou a espera que a mama faça doce e depois guarda-se o resto.beijinhos

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
