artesviagensesabores

>Rabanadas e Feliz 2010

Posted on: Janeiro 1, 2010

>Este natal, voltei a reviver a magia do natal de quando eu era pequena, só que agora do outro lado, a que esconde os presentes, o que teve a sua graça também.

O tio comprou uma árvore nova para o menino e fomos repescar as decorações velhinhas, o velhinho presépio já com mais de 30 anos, com os camelos com a cabeça partida e colada e o menino jesus sem bracinhos a partilhar a caminha com um novo de outro conjunto, mas ficou muito bonito.
Rituais esquecidos, desde que o meu pai está doente e também desde essa altura, somos poucos á mesa, porque houve épocas difíceis em que o ambiente não era o mais propicio para festas e para convidados, agora que as coisas estão mais calmas perdeu-se o habito de convidar ou ser convidado para…, enfim é a vida.
Isto para dizer que não há ambiente nem cuorum para ninguém se disfarçar de pai natal, logo decidi fazer a coisa como quando eu era pequena, que tinha outra magia, o mensageiro dos presentes é que foi diferente, porque quando eu era pequena era o menino jesus, agora o senhor das barbas brancas tornou-se a figura principal desta época e as crianças tem isso tão interiorizado que não valia a pena pensar noutra coisa.
Vai daí quando o pequeno estava a cair de sono lá fomos por as botinhas na lareira com um pratinho com bolachinhas, uma rabanada que o pequeno fez questão fosse das dele (sem canela) e um copo com água para o pai natal comer quando chegasse, porque com tantos presentes para distribuir ele devia chegar com fome e lá foi para a cama, penso que sem saber muito bem que ele vinha mesmo de noite, porque o acordar de manhã foi bem tranquilo e foi á sala por acaso, penso que para ligar a televisão para ver os desenhos animados.
Foi o delírio, quando viu os presentes, a correr e a escorregar veio aos gritos pela casa a tirar toda a gente da cama🙂
Foi um natal “petacular” não se cansava ele de dizer.
As rabanadas porquê, porque é tradição nesta época e o marido gosta, ainda que na minha casa nunca foi tradição e nem sequer se chamavam assim.
Lá para os meus lados chamavam-se fritas e era uma coisa que a minha mãe fazia o ano inteiro para aproveitar o pão que sobrava e ficava duro.
A maneira de as fazer lá em casa, penso que é a mais simples.
Passar o pão por leite e em seguida por ovo batido e fritar,
polvilhar com açúcar e canela.
Este ano a coisa não correu muito bem, porque quando me lembrei delas já era tarde e o pão utilizado não foi o mais indicado, para além de estar fresco, mas ficaram boas e não sobrou nada, até o pimpolho que não liga nada a doces quis algumas num pratinho sem canela para ele e gostou.
Para todos os meus amigos, família e visitantes
desejo tudo de bom, muita saúde, paz, amor
para o novo ano de 2010

16 Respostas to ">Rabanadas e Feliz 2010"

>Oh Alcina…se soubesses como me revi em tanta coisa! No presépio, no menino Jesus que trazia as prendas e nas fritas!!!Lá me casa também se chamam fritas e são feitas exactamente da mesma maneira :)Um magnifico 2010 para vocês e que esse menino continue a trazer tanta felicidade às vossas vidas.Beijinhos grandes

>As tuas fatias são iguais às da minha mãe…Adorei o teu conto de Natal…Beijinhos e bom 2010!

>Fiquei com os olhos cheios de lágrimas. O teu relato do Natal, fez-me recordar tão bons momentos…A felicidade de uma criança traz um enanto especial ao Natal.Que sejam muito felizes neste ano de 2010.Bjs

>Esse ano você pode reviver a magia do Natal, transformando essa data em algo "petacular" para toda a família.Espero que 2010 reserve ainda mais alegrias.Bjs.

>Parecia o relato dos meus Natais em criança. Espero que 2010 vos traga ainda mais felicidade junto do vosso menino :)Beijinhos

>Alcina,As festas de natal não serão nunca mais as mesmas depois que a gente tem criança e é tão bom fazer festa para eles. Tão bom poder curtir as "criancices" e as brincadeiras e isto tudo passam tão rápido. Hoje Estela faz 10 anos e já quer usar maquiagem. Eu nem acredito que já está tão crescida, me dá uma alegria e uma certa melancolia, tudo ao mesmo tempo, o fato de ver que meu bebê cresceu e não vai voltar, virou uma meninona.Bom ano para vocês!Adorei o comentário da postagem anterior sobre o presépio que a cada dia está de um jeito!C

>Olá AlcinaGostei das rabanadas e da tua historia.Desejo um Feliz 2010 a ti e família.Beijo

>Alcina,Lindas rabanadas e lindo testemunho.Votos de um excelente 2010.Bjs

>a magia do natal é mesmo para as crianças… adorei "ouvir" a história do teu natal.e as rabanadas estão com um ar 5 estrelasbeijinhos e bom ano para ti.

>Olá Alcina, aqui estou de novo como prometido e retribuindo a sua visita à minha tasca.Já cá cantam 63 Natais e em criança, a magia era essa, só que o dinheiro não dava para festas nem para brinquedos… Na altura, eram uns carritos feitos em folha de flandres com rodas de madeira e já era uma festa! Também por força das circunstâncias, nunca tive uma "mesa de Natal", a minha Avó fazia umas filhozes e uns sonhos e estava a festa feita! Mas as rabanadas sempre as conheci do modo que disse e é assim que se fazem cá em casa, apenas com a diferença de serem com fatias de pão de forma. Este ano também não houve muita disposição e saúde para celebrarmos o Natal e ficámos por uma meia-mesa simples sem grandes variedades.Um Ano Novo cheio de tudo o que de melhor desejar para si e restante Família e espero que agora não me perca o "rasto"… ;)Bjinhos

>Olá AlcinaGostei muito de ler o teu post, em criança também colocava o sapato na chaminé e o meu filhote também faz.Não sou apreciadora de rabanadas, mas na casa da minha mãe nunca faltam na mesa de Natal.Desejo um Feliz Ano com tudo de bom.Bjs

>Que bonito, é assim que deve ser o Natal e, se possível, prolongá-lo para todos os dias do ano🙂

>Este relato fez-me lembrar os Natais em casa da minha avó, com a família reunida e no fim do jantar todos os netos deixavam o sapato em frente à chaminé, para no dia seguinte ver que presentes deixava o menino Jesus.O meu pai também costumava colocar o sapato e no dele havia sempre uma cavaca.Que saudades……

>Também me revi na tua história. Cá em casa este ano também foi o Pai Natal que trouxe os presentes a minha filha delirou. Bjs e que este ano seja melhor junto do vosso menino.

>O Natal é verdadeiramente mais especial quando partilhamos estas tradições com as crianças.Tudo se torna mais rico e mais simbólico.Beijinhos.🙂

>o natal e das crianças mesmo e com elas e mais magicobeijinhos

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
