artesviagensesabores

>Scones

Posted on: Janeiro 23, 2010

>

Há já muitos anos que não fazia scones cá em casa, aliás quem os costumava fazer em casa dele ou na minha era um amigo que entretanto se mudou para o reino dos algarves e era um mestre a faze-los.
Sempre que havia noitada em casa de uns ou de outros ele costumava lembrar-se e nem que fosse tarde ele dizia sempre então e que tal uma sconalhada com um cházinho?? e lá metia mão á massa e num instantinho lá estavamos nós a comer uns scones quentinhos com manteiga ou com doce.

Esta não é a receita dele, porque penso que ele fazia mais ou menos a olho, ou sabia a receita de cor e já não precisava de papel e eu nunca me lembrei de lhe pedir, por isso procurei uma receitinha e encontrei no site da tal margarina

500gr de farinha
1 colh.de chá de sal
1 colh. de sopa de fermento bem cheia
5 colh.de sopa de açúcar
40gr de margarina derretida
1 chávena de leite
1 ovo grande

Ligue o forno e regule-o para 200º

Numa tigela misture a farinha com o fermento o sal e o açúcar.

Derreta a margarina no microondas e junte-a ao leite.

Abra uma cova na mistura da farinha e deite aí o ovo e o leite com a margarina e misture bem com uma colher de pau até a massa ficar homogénea e deite montinhos num tabuleiro polvilhado com farinha.

Leve ao forno por mais ou menos 10 a 15 min, eu deixei mesmo os 15 e ficaram bons.

Eu fiz só metade da receita porque achei meio kg muita farinha, mas a verdade é que metade soube a pouco, porque a cestinha para três ao lanche desapareceu quase toda, quentinhos com manteiga e geleia soube pelos deuses.

14 Respostas to ">Scones"

>Sabem tão bem!! bjinhos

>Scones é algo que também costumo fazer cá em casa. Os miudos adoram!Esses ficaram muito bonitos.Beijinhos

>Gostei da sua sconalhada…rsrs!Bjs.

>Ahh pois e eu já comia um ou dois :)Que bom aspecto!

>Nunca comi scones embora já os tivesse visto à venda na cafetaria do Pingo Doce. Mas também pelo aspecto… dá vontade de dar uma trinca.

>Hummmm adoro scones! Para mim com manteiga a acompanharem um cházinho é do melhor que há! Ficaram com um aspecto excelente! Por acaso nunca fiz, embora os tenha sempre em casa, de compra claro! Se me permite tomo a liberdade de levar a receita comigo para experimentar ;)Bjkas

>HummmmmmmmmmAinda há para mim? é que quero a minha parte =D, pode ser?Jinhos fofos

>Nunca fiz scones em casa mas acho que um dia destes vou experimentar.Na maioria das receitas diz para cortar a massa em círculos mas estou a ver que tu fazes de outra forma-ParabénsBjs

>Scones é uma delícia! Perfeitos para o café da manhã.

>Que belo aspecto! E que tal enviares dois ou três aqui para o Funchal?! A manteiga e o doce para os rechear ponho eu! Eheheheheh! Beijinhos.

>São tão bons, costumo fazer muitas vezes ao Domingo.

>ai que eu tambem ando com uns desejos.estao lindosboa semanabeijocas

>olha, eu não me importava nem um bocadinho de te acompanhar nessa "sconalhada" (adorei o nome).. rsrsrs

>Sabem tao bem sim, quentinhos…

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
