artesviagensesabores

>Quiche de bacalhau

Posted on: Fevereiro 24, 2010

>Esta é provavelmente a melhor quiche que já fiz, ou pelo menos a que melhor me soube, fica muito saborosa e de uma leveza que dá vontade de comer mais e mais sem se ficar com a sensação de estomago cheio.

Esta, ao contrário da maioria das quiches que faço, que seguem sempre a mesma receita base e em que só muda o ingrediente principal, foi feita a partirda receita do meu amigo Luis.

A receita dele com as minhas alterações

500 gr de Bacalhau
0,5 lt de Água
1 dl Azeite
2 dentes de Alho
1 Cebola
40 gr de Chouriço de Carne (usei chourição)
1 Ovo inteiro
2 dl de Natas
qb de Queijo da Ilha
1 pitada de Noz Moscada
1 ramo de Salsa picada (usei só um cheirinho)
qb de Pimenta Preta moída (não usei)
qb Sal
1 colher de sopa de Farinha(não usei)

Base

1 base de Massa Quebrada (usei massa folhada)

Depois de demolhado, leve-o a cozer com 0,5 lt de água, depois de cozido escorra-o e aproveite a água da sua cozedura. Depois de frio limpe o bacalhau de peles e espinhas, desfiando-o bem.

Num recipiente leve ao lume o azeite, o alho e cebola picados, e o chouriço picado na 123, deixe refogar um pouco sem queimar, eu juntei logo aqui o bacalhau.
Na receita do Luis ele diz para juntar a colher de sopa de farinha e mexer bem , junte a seguir a pouco e pouco cerca de 3 dl de água de cozer o bacalhau, mexendo sempre, eu dispensei esta parte, não juntei a farinha nem a água.

Adicione as natas, o ovo e tempere de sal (cuidado porque o bacalhau, o chouriço e o queijo da ilha já têm sal), pimenta e noz-moscada, introduza o bacalhau desfiado e a salsa picada, eu como juntei antes, adicionei só o resto, a salsa usei só uns pózinhos, porque era o que tinha no vaso da varanda na altura.

Deite o preparado dentro da forma, com a base de massa á escolha e por cima espalhe o queijo ralado.

 
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º C, durante 45 minutos aproximadamente.

Ficou deliciosa e ao contrário das minhas leva só um ovo, o que também é bom para quem tem problemas com colesterol.
Ele sugere acompanhar com uma saladinha.

13 Respostas to ">Quiche de bacalhau"

>Ai que bom aspecto!!!Vou experimentar!!!Delicioso!

>Está c um aspecto bem suculento e delicioso amiga! :DBeijinhos doces**

>Gosto imenso de quiches.De bacalhau nunca fiz…Mas acho que está a chegar a altura de o fazer 🙂

>Tem mesmo bom aspecto🙂

>Adoro quiches! E esta está com um aspecto delicioso!!!

>Que bela refeição! bjinhos

>Deve ser deliciosa..Eu também abdicarei da água ejuntarei um pouco da cozedura.Talvez junte uns legumes.

>Está com um óptimo aspecto.Bjs

>e uma cisa que ainda nao fiz mas tenho imensa vontade de fazer pois esta quiche deve ser bem boabeijinhos

>Nunca fiz quiche com bacalhau, mas não tenho dúvidas que fica deliciosa. Vou testar. Gostei muito do seu blog e já estou te seguindo.Bjinhos

>Alcina, fiquei com uma vontade danada de fazer essa quiche. O bacalhau já tenho, mas me faltam alguns ingredientes… Que delícia!Bjs.

>Hummm…fiquei com vontade de experimentar!!!Adoro bacalhau!Ahhh…o blog da vovó ganhou um livro para ser sorteado, passa lá pra conferir! Bjs.

>Adoro quiches mas nunca fiz de bacalhau, vou ter de experimentar!!!

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
