artesviagensesabores

>Homenagem ao arroz tão desprezado cá em casa.

Posted on: Março 31, 2010

>Arroz cá em casa é sempre o ultimo recurso, porque se pensar em fazer arroz com alguma coisa ou alguma coisa de arroz, enquanto chego á cozinha e preparo as coisas mudo fácil de opinião porque acho sempre que a coisa combina melhor com massa ou batata e ainda por cima agora tenho um ajudante á festa que diz que gosta de tudo, mas quando chega o arroz pergunta logo porquê arroz.

Se por acaso pergunto ao marido se faço arroz com qualquer coisa ele diz que sim, quando chega á mesa e encontra massa pergunta para que lhe perguntei, caso também frequente cá em casa.

Arroz branco então é mesmo persona non grata á minha mesa, a não ser que seja para acompanhar alguma coisa com bastante molho para ensopar o dito.

Por isso opto por fazer muitas vezes arroz de qualquer coisa que tenha sabor, cor e principalmente um molhinho saboroso.

Pode ser de legumes variados, de feijão, de pimentos, de ervilhas, mas muito raramente branco, ao contrário de muitas casas onde vou e me dizem que tem sempre no frigorifico uma caixinha de arroz branco porque dá sempre muito jeito!!! cá em casa não me dá jeito para nada.
Trago então alguns dos arrozes que cá em casa gostamos.

Este de legumes faço com o que tenho á mão na altura, neste caso foi com cenoura e couve coração que por acaso tenho sempre cá em casa, porque gostamos muito.

1 cebola
3 dentes de alho
1/2 copo de polpa de tomate
2 cenouras médias
1/4 de uma couve coração média.

Picar a cebola e o alho e pôr a  refogar em azeite, quando estiver meio transparente, juntar a polpa de tomate e deixar mais uns minutos.

Depois junto meio copo de água e junto a couve cortada pequenina e deixo cozinhar só um bocadito.
Junto a restante água que neste caso costuma ser três copos de água para um de arroz, no total.

Junto o arroz e deixo cozer.

Pode ser da mesma couve mas sem o tomate.

Também pode ser de ervilhas de cavaca/tortas.

Ou de pimentos

Ou de feijão, neste caso junto ao refogado umas coisinhas mais apetitosas, daquelas que fazem muito bem á saúde, tipo chouriço, bacon….

A base é mais ou menos sempre igual, o que varia é o legume

9 Respostas to ">Homenagem ao arroz tão desprezado cá em casa."

>Alcina, sou como vocês, o arroz branco sem algo com molho ou com feijão não me apetece. Com sobra de arroz não me agradam os bolinhos, por ex. Tentei fazê-los outros dia assados, em vez de fritos, mas nem assim…Agora, um risoto é outra conversa!bjs.

>Olá, adorei o arroz com esses acompanhamentos, ficou com um aspecto ótimo! não sei se passarei por aqui antes da páscoa, por isso aproveito para desejar uma feliz páscoa p vc e sua família. Bjos, Nane http://www.vovoqueensinou.blogspot.com

>Pois eu tenho o problema inverso…normalmente tudo me parece sempre melhor com arroz! hehehe:)Escusado será dizer que qualquer uma destas sugestões me preenche as medidas!🙂

>Pois nós também gostamos muito de arroz.Deliciosas receitas.Feliz Páscoa x

>Não faço muitas vezes, branco então é muito raro, mas gosto de arroz, mas o faço quase sempre com legumes.Bjs

>Eu gosto muito de arroz… E branco sabe-me muito bem, mas lá em casa se for composto tb gostam mais :)beijo amiga

>Que bela montra!… eu e os meus somos uns arrozeiros assumidos!e ao contrário de ti, mtas vezes tenho de forçar outros acompanhamentos, se não comia arroz todos os dias!que blog fantástico, não conhecia!babette

>Aqui arroz e massa são os favoritos.Gostei de todas as versões.Feliz Páscoa.Bjs

>eu sou das tuas.venha o arroz com legumes que ja fico satsifeita:-)beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
%d bloggers like this: