artesviagensesabores

>Pão de chouriço

Posted on: Maio 15, 2010

>Quando fiz a ultima pizza utilizei só metade da massa e com a restante resolvi fazer pão de chouriço para experimentar, porque nunca tinha feito.

A receita é a que tenho utilizado para fazer a massa de pizza

300ml de água
3/4 de colher de cha de sal
2 colheres de sopa de azeite
450 gr de farinha tipo 55
2 colheres de chá de açúcar
1 pacote de fermento em pó. eu costumo usar  do ramazzotti e meto só metade.

Meter os ingredientes na máquina de fazer pão e seleccionar o programa massa e numa hora e meia está a massa prontinha para fazer uns pãezinho deliciosos, pizza ou o que se quiser.

No fim do programa acabar deve-se retirar a massa para uma superficie enfarinhada, eu não ponho na pedra da banca de cozinha porque me parece que a massa arrefece e não fica boa, por isso transfiro para uma taça que passei préviamente por água quente.

Deixa-se a massa repousar durante pelo menos 10 min para levedar mais um bocadinho.

Esticar a massa do tamanho que se quiser e rechear com chouriço ou outra coisa, eu recheei com chourição cortado fininho e enrolei.

Foi ao forno a 225º num tabuleiro enfarinhado durante 30 min

Soube a muito pouco, só deu para provar ainda quente, porque frio nem sabemos como sabe!! se é melhor ou pior🙂

15 Respostas to ">Pão de chouriço"

>Que aspecto delicioso!!!!

>e tao bom um pao com chouriçoeu gosto muitobeijinhos e bom fim de semana

>Esse pãozinho tem come-me escrito em todo o lado!Que bom aspecto!Alcina, gostei do novo visual!Um beijinho.

>Para mim, pão quente é melhor do que frio… sempre🙂

>Que lindo o novo layout do blog!! Que delícia de música… Adorei. Alcina, quero fazer este pão, a cara dele é igual a uma ciabatta que vende aqui e que é divina… Quanto fermento tem neste pacote, 10 gramas? Um beijo,

>Que bela receita! Bem original. Estou seguindo seu blog.Gostaria de convidá-la para participar do sorteio de aniversário do meu blog.Passa lá e concorra a um livro do Paul Bocuse.Um abraço.João Mario

>ai que delicia adoro pão com chouriço,ficou lindo o teu,jinhoss

>Adoro e os teus ficaram espectaculares, gostei muito do aspecto da massa ♥

>Ficou com óptimo aspecto.Cá em casa faço, tb não tempo de arrefecer :)))Bjs

>Que bom pãozinho.Gosto muito de pão com chouriço.beijinhoshttp://cincosentidosnacozinha.blogspot.com

>ai eu tenho a impressão que cá em casa não chegava a arrefecer.Tem um aspecto estupendo.E olhando para o pão inteiro, tenho a sensação que é um pão caseiro de Mafra.Parabéns. Ficou mesmo bem

>Compreendo perfeitamente porque não sabem o sabor desse pão frio HEHEHEHE…bjs

>Alcina,Não sou muito fã de chouriço mas no pão é um clássico português, não? No começo do ano ganhei um chouriço espanhol picante e entre outras coisas uns risoto ótimos que o povo aqui todo amou, vou publicar qualquer dia desses pois fiz umas fotos do processo todo… Bj,C.

>aiii tao bom!!! TAO BOM!!! ta copiadissima!!! adorei!! e nunca fiz…..!!!! beijokas fofinha

>Mesmo bom aspecto!! bjinhos

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
