Olhares

>Orquideas

>

Gosto muito de orquideas e já me ofereceram várias, mas não consigo mante-las por muito tempo, ou levam água a mais ou porque as transferi para terra que não devia ou por água a menos, não me consigo entender.
Parece-me que as opiniões também não são muito uniformes, até nas lojas da especialidade já me deram conselhos diferentes.
Em relação á rega as diferentes sugestões, que já ouvi:
Há quem diga que se deve apenas pulverizar
Há quem diga que se deve pôr apenas água no prato ou vaso de fora
Há quem diga que se devem regar á torneira e deixar a água escorrer por baixo.
Em relação á terra
Há quem diga que não se devem mudar de vaso
Que devem ficar nos vasos transparentes
Que devem ficar só nas cascas que trazem e não se deve juntar terra.
As minhas estão nos vasos transparentes em que vieram e dentro deste vaso de porcelana, vou regando das diversas maneiras que já me disseram, mas parece-me que já vejo raizes a secar ou apodrecer.
Não estão á luz directa nem apanham sol, porque nisto parece-me que há consenso, ainda que a minha mãe tem uma orquidea miniatura e mudou-a para um vaso opaco com terra e tem o vaso numa janela onde dá sol a manhã inteirinha e a orquidea tem as folhas feias e rugosas mas dá flor várias vezes ao ano!!!!
Alguem que tenha mais sorte que eu me dá uma dica??!!
12 thoughts on “>Orquideas”

  1. >Não sou muito adepta de plantas mas por acaso orquídeas de interior é algo que gosto imenso!!! Tenho uma que trouxe do casamento da minha irmã (faz em Agosto dois anos) e tem dado flor todos os anos. Neste momento, está totalmente florida, com imensos botões abertos.Pela experiencia que tenho, e de acordo com o que os padrinhos do meu marido, que são floristas, me explicam, estas orquídeas querem muita luz mas não sol directo. As minhas estão no chão da sala, junto à porta que tem dois vitrais de cada lado. A minha sala é bastante iluminada e as plantas que tenho parecem gostar :)Em relação à agua, também me disseram que estas orquídeas querem pouquinha água.Eu costumo regar 1 vez por semana máximo 1 vez de duas em duas semanas. Nunca se deve também cortar as astes que ja floriram em tempo…. acaba sempre por rebentar novas! E cortando podemos correr o risco de morrerem.Em relação aos vasos, por acaso também tenho a minha no vasinho transparente. E tem casquinhas, tal como referiste…. Por acaso mete-me confusão pois as raizes parecem estar la entaladas no vaso… mas continuo a deixá-las assim. E pelo que vejo estão verdinhas!!! Se quiseres tiro foto para veres como ela está e o local onde a tenho. Do outro lado da porta, no outro vitral, tenho um vasinho com antúrios verdes… a ver se se adaptam tão bem como as orquídeas. Desculpa o enorme testamento…Beijinhos

  2. >Eu só tenho uma e não igual a essa, mudei a terra(é própria para bonsai) e o vaso (vulgar de plástico) está cá fora (mas abrigada) apesar de ser de interior. Eu só a rego quando a terra começa a secar o adubo que uso tb é para bonsai(isto porque tenho muitos bonsais) eu sei que há próprio para orquídeas, já a tenho à muitos anos, flor é que só deu quando veio cá para casa. Espero ter ajudado.Bjs

  3. >Também gosto imenso de orquídeas e tenho algumas em casa, nomeadamente as que os meus filhos me oferecem no Dia da Mãe (é sempre o presente!).Ficam muito bonitas enquanto têm flôr, mas depois passam por usa fase em que apenas têem as folhas e estão mais murchas. Mantenho-as no vaso original, nunca as transferi pois é o que diz o papel que acompanha a flôr, e só as rego mesmo quando está muito calor.O que elas gostam é de espaços acolhedores, sem correntes de ar e nunca a exposição directa ao sol.As minhas estão na lavandaria que é sempre um espaço quentinho, parece uma pequena estufa!

  4. >por acaso também sou uma fanática de orquídeas de interior e tenho umas ……….muitas !de vez em quando dou-lhe um banho com um produto especial,neste momento tenho 3 a florir, e umas 12 à espera de darem flor , estão num sítio com muita luminosidade, mas sem sol directo,afinal com estas flores caprichosas é preciso muita paciência ! se não dão flor agora…….um dia darão !bjka

  5. >Alcina,As dicas da Paulinha estão certas. Eu também tenho muitas orquídeas desse tipo aqui em casa e ainda ganhei mais duas no meu aniversário em abril e elas todas duram bastante. Eu tenho uma que ganhei da sogra e que flori todos os anos há 6 anos e as flores duram 4 meses, um absurdo…Os segredos básicos das orquídeas de pote:1. Água deve ser muito pouca, uma colher de sopa uma vez por semana. Eu molho uma vez a cada 10 dias, também uma colherada ou duas…2. Não troque o pote jamais, mesmo que as raízes cresçam e saiam para fora3. Orquídea não gosta de ficar sufocada na terra, nunca plante em solo. O ideal, se houver um ambiente adequado (diga-se quente o ano inteiro) é amarrar a orquídea no tronco de uma árvore, com sombra mas luz permanente e deixar que a chuva cuide de rega-la. No Brasil o que fazemos sempre depois que o vaso floriu e as flores foram podadas é tirar do pode e amarrar nas árvores e esquecer delas até elas florirem de novo…Aqui, e aí, precisamos esquecer delas nos potes depois de podadas mas dar uma águinha de vez em quando e deixar elas pegarem luz que elas vão voltar todos os anos.Bj,C.

  6. >a minha mae tem imensas orquideas, as exteriores e as interiores, as interiores ela coloca àgua apenas no prato e tem-as junto à entrada da porta onde dà sempre sol….espero ter ajudado….bjs

  7. >Obrigado meninas pelas dicas, já percebi que água é o minimo, vamos ver como corre a coisa com estas, o melhor é retirá-las da cozinha de longe da torneira :-)Pois é Claudia, foi uma coisa que achei engraçado em Angra dos reis foi as orquideas nos troncos das árvores :-)bjs

Deixe uma Resposta

