Sopas

>Sopa de lentilhas

>Esta é uma sopa perfeitamente vulgar, a diferença é que leva uma leguminosa diferente, não tão usada como o feijão e o grão, por isso a trago aqui, com uma pequena explicação sobre as lentilhas e o seu valor alimentar, porque é uma leguminosa com bastante interesse e penso que bastante esquecida ou até desconhecida para muita gente.

Existem vários tipos de lentilhas, em geral contém 22 a 25% de proteínas. É rica em vitamina A, tiamina (B1), riboflavina (B2) e sais minerais, particularmente em cálcio, ferro, manganésio, potássio, fósforo, zinco e enxofre.
Muito nutritiva e sem dúvida a mais digesta de todas as leguminosas, pois normalmente não provoca flatulência.



Estimula o estômago, expulsa a bílis. É muito remineralizante e o cobre que contém reforça a sua


acção anti-anémica. Possui virtudes galactogénicas. É um alimento completo para trabalhos físicos, e deve consumir-se sobretudo durante a estação fria. Cozidas e esmagadas utilizam-se em cataplasmas para abcessos e todas as feridas purulentas ou inflamadas. Convém nos casos de úlceras na boca, dores cardíacas e hemorróides.

O seu consumo pode ainda ser benéfico em casos de fadiga intelectual, convalescência, insónia e insuficiência biliar.

A mistura “lentilhas-cereais” é excelente, pela complementaridade de aminoácidos que proporciona. No Próximo Oriente são consumidas com cevada ou trigo, e na Índia com arroz. Podem ser consumidas em grão completo, em grão descascado, em farinha, em puré, em croquetes, com massas, em patês, em estufados, germinadas, na sopa, na salada, em associação com espinafres ou acelgas.

Escaldadas em água a ferver antes de cozinhadas facilitam a digestão. É importante evitar que cozam demasiado, pois transformam-se em puré. As lentilhas são suculentas quando o seu gosto é realçado com plantas condimentares como o alho, louro, salsa, alecrim, segurelha e salva.

Informação retirada daqui

Eu cá em casa tenho sempre, mas só utilizo em sopa, porque também nunca procurei outras receitas para fazer e porque me parece que ao cozer se desfazem muito. Meti de molho mais ou menos uma hora antes de cozer, uma vantagem em relação a outras leguminosas, está sempre pronta e nem precisa panela de pressão.

1 chávena de lentilhas
2 batatas médias
2 cenouras grandes
1 cebola pequena
1 cabeça de nabo média
Couve repolho
Azeite e sal q.b.

O modo de fazer é o tradicional, tudo a cozer, excepto uma cenoura e o repolho, depois de triturar juntei a cenoura e o repolho cortados fininhos, o azeite e deixei cozer mais um pouco.

Anúncios

7 thoughts on “>Sopa de lentilhas”

  1. >Sinceramente não entram muito na minha cozinha.Já as utilizei em sopa e em guisados. Mas prefiro o gosto do feijão. Contudo, reconheço que devemos ter uma alimentação o mais variada possível e introduzir certos alimentos mesmo que não gostemos demasiado deles.E agora com o aproximar dos dias frios, sabem sempre bem comidas mais "fortes" e no Inverno eu gosto mesmo de sopas bem enérgicas.Contudo, acho que a melhor maneira de comer as lentilhas é mesmo em sopa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s