artesviagensesabores

>Ó mãe porque é que estes bolos se chamam esquecidos?

Posted on: Maio 20, 2011

>

 -Olha não sei… Ah! já te esqueceste🙂 pois é isso mesmo se calhar foram esquecidos e dai o nome.
Eu não me esqueci deles, porque a minha avó fazia sempre uma montanha deles na páscoa.

Estes esquecidos são tipicos lá na minha terra a Covilhã, não sei se são bem estes, mas foi a receita que encontrei que achei mais parecida com a que a minha avó fazia, essa eu não tenho, porque nunca me lembrei de apontar, porque na altura em que ela os fazia era uma época em que eu devia pensar ainda que as pessoas são eternas e não desaparecem….
250 grs de açúcar
250 grs de farinha
4 ovos
Dizem as regras e preceitos que os ovos inteiros se devem bater durante meia hora, mas eu penso que isso seria no tempo em que se batiam os bolos á mão por não haver batedeira electrica, por isso eu bati só 10 minutos.
Em seguida junta-se a farinha sem bater, envolvendo só.
 
Deita-se a massa em colheradas espaçadas num tabuleiro untado e polvilhado.

Deixa-se cair o tabuleiro sobre a mesa para espalhar a massa e levam-se a cozer em forno bem quente, esta parte de deixar cair o tabuleiro eu não fiz, porque não foi necessário vi que a massa já estava a espalhar-se.

Vai a cozer em forno pré-aquecido a 180º e coze em 10 minutos mais ou menos.

Uma coisa que eu fiz e não manda a tradição foi antes de ir para o forno polvilhei com uma pitada de açúcar, porque a minha avó também fazia assim, para a proxima vou meter um pouco menos de açúcar porque achei muito doces.

2 Respostas to ">Ó mãe porque é que estes bolos se chamam esquecidos?"

Ola! eu tb sou de uma aldeia próxima da Covilhã e na minha terra chamam-se broinhas…hummm tão boas! obrigada pela sua lembrança

As nossas memórias são o que nos dão alento para continuar, lembrar as coisas boas é sempre bom🙂 estou mais por aqui ultimamente http://artes-viagens-sabores.blogspot.pt/

Deixe uma Resposta

  • margarida fialho: em vez de manteiga no bolo ponha a mesma quantidade em azeite ,e as medidas das especiarias é de colher de café
  • Margarida Correia: fiz mesmo agóra ficou muinto bom agradeçida lhe fico
  • alcinamc: A primeira imagem é na serra da estrela, como todas as outras, a primeira fica algures quando se desce da torre para a lagoa comprida (Sabugueiro), m
